Business Basics – Inflation
- Categorias
- Inglês
O texto de hoje trata de um assunto relevante ao histórico econômico internacional, e principalmente, nacional: a inflação. Ela é um dos conceitos básicos na terminologia econômica, e define, de forma sucinta, um “aumento geral de preços” (a general rise in prices) levando a uma “perda do poder de compra da moeda” (a fall in the currency’s purchasing power), ou seja, “uma queda no valor do dinheiro” (a fall in the value of money). É amplamente estudada, pois tem papel fundamental no crescimento econômico de uma nação. Em inglês, o termo utilizado é inflation, e dá origem a várias expressões comuns na comunicação do dia a dia. Vamos lá?
Registros históricos documentam uma primeira explosão inflacionária no Brasil em meados do século XIX. Porém, ela tornou-se notória na década de 80, devido aos problemas decorrentes da queda do preço global do petróleo – o país encontrava-se em ritmo acelerado de crescimento, contraindo financiamentos externos – que limitaram drasticamente a evolução. Em 1987, o país decretou o defaulting, e a recessão que se seguiu durante o governo Collor trouxe “índices médios de inflação de” (average inflation rates of) 200%, atingindo picos de 1700%, entre 1990 e 1994. Com a mudança da “política monetária” (monetary policy), em 1995, os índices foram gradativamente diminuindo. Para fazermos um breve comparativo, a inflação americana atingiu números expressivos durante a década de 1930 – 23%. Hoje, encontra-se na casa de 1.1%, e continua diminuindo gradativamente, cenário parecido com o da Eurozone (zona do Euro).
Podemos utilizar a palavra inflation em inúmeras expressões para vários contextos. Por exemplo, high inflation (inflação alta), moderate inflation (inflação moderada) e low inflation (inflação baixa) para falarmos sobre sua intensidade; caso ela esteja subindo, a expressão será inflation rise / rising (aumento inflacionário), e se ela estiver caindo, podemos falar inflation fall (queda da inflação). Os índices inflacionários (taxas), como vimos acima, podem ser descritos por inflation rate, ou ainda, rate of inflation. Confira os exemplos abaixo:
I’ve heard that Argentina has a high inflation rate. Eu ouvi dizer que a Argentina tem uma taxa de inflação alta.
The rate of inflation is increasing little by little. O índice de inflação está aumentando pouco a pouco.
People say that the US will be able to keep low inflation rates, but all I’ve seen is a big inflation rise since I moved here. As pessoas dizem que os Estados Unidos serão capazes de manter índices de inflação baixos, mas tudo o que eu vejo é um grande aumento da inflação desde que eu me mudei para cá.
Existem também algumas expressões, mais completas e bastante usadas no noticiário e também no inglês falado, que envolvem inflation:
to stop inflation from increasing impedir a inflação de crescer
The government is doing whatever it takes to stop inflation from increasing and becoming uncontrollable. O governo está fazendo o possível para impeder a inflação de crescer e se tornar incontrolável.
to curb / to control inflation segurar/controlar a inflação:
The measures to curb inflation were too drastic. As medidas para controlar a inflação foram drásticas demais.
to keep up with inflation acompanhar a inflação:
Wages and prices need to be regularly adjusted to keep up with inflation. Salários e preços precisam ser regularmente ajustados para acompanharem a inflação.
adjusted for inflation ajustados à inflação:
The nominal value of a product is its real value, adjusted for inflation. O valor nominal de um produto é o seu valor real, ajustado à inflação.
to bring down/to slow down inflation reduzir / desacelerar a inflação:
Lower food prices in China are helping to bring down local inflation. Preços mais baixos de alimentos na China estão ajudando a desacelerar a inflação local.
to fight inflation combater a inflação:
Don’t you think it’s been really hard to fight inflation rising this time? Você não acha que tem sido muito difícil combater o aumento da inflação dessa vez?
Determinados governos estipulam metas públicas de inflação, a fim de controlarem a mesma através das interest rates (taxas de juros). Essas metas e taxas são expressas por inflation targeting, e são aqueles números que por vezes ouvimos no rádio ou na TV envolvendo termos como SELIC, COPOM, entre outros; mas isso é assunto para um próximo post, certo?
Logo mais tem mais! Later!