Notebook e Laptop: qual a diferença?
- Categorias
- Curiosidades
Este texto foi mais uma sugestão enviada pelo Guilherme, franqueado da rede inFlux.
No Brasil, em se tratando de computadores, um laptop é também chamado de notebook. Ou seja, para nós não há muita diferença. Isto tem se tornado também verdadeiro e comum em muitas regiões do mundo.
No entanto, algumas pessoas ainda insistem dizer que laptop e notebook são coisas diferentes. Geralmente explicam que um notebook é um pouco maior que um laptop. Desta forma, concluem que a diferença está apenas no tamanho. O menor é um laptop; já o maior um notebook. Por quê?
A palavra notebook originalmente significa caderno. Assim, no princípio o computador portátil era semelhante a um caderno. Até cabia [e ainda cabe] em uma mochila. Desta forma, associaram a palavra notebook [caderno] ao computador portátil. Ah sim, vale dizer aqui que o caderno que tomaram como base para isto foi o caderno universitário.
Já a palavra laptop servia para diferenciar os tipos de máquina. Isto é, desktop é a palavra para fazer referência aos computadores de mesa [desk = mesa de trabalho, top = em cima]. Aí entra em cena palmtop, que é o termo usado para se referir às máquinas que cabem na palma da mão [palm = palma, top = em cima]. Depois a tecnologia trouxe os computadores portáteis que podem ser apoiados no colo, ou seja, o laptop [lap = colo, top = em cima].
A diferença se houve alguma no passado estava no fato de que notebook era o termo usado para o modelo e laptop a palavra para todos os computadores que poderiam ser apoiados no colo. Uma confusão só! O fato é que hoje em dia laptop e notebook são simplesmente a mesma coisa. Ambas são utilizadas para o mesmo fim. Atualmente, os modelos são os mais variados possíveis. A distinção se houve alguma no passado, hoje não tem mais. Ao entrar em uma loja e pedir um laptop certamente vão te mostrar muitos notebooks e se pedir um notebook vão te mostrar vários laptops!
Até a próxima!